1ª Jornada Brasiliense de Capoterapia

1ª Jornada Brasiliense de Capoterapia  

1ª Jornada Brasiliense de Capoterapia A 1ª Jornada de Brasília, é uma realização do Instituto Ladainha e do Instituto brasileiro de Capoterapia – IBC, com apoio do GDF (Governo do Distrito Federal), através de parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O mesmo “Trata-se do Programa de apoio e qualidade de vida aos idosos”, projeto de frente com o novo milênio. O evento é livre, gratuito e sem necessidade de inscrição, conforme s…
Direitos do Idoso

Direitos do Idoso 

Estatuto do idosoO Estatuto do Idoso - Após sete anos tramitando no Congresso, o Estatuto do Idoso foi aprovado em setembro de 2003 e sancionado pelo presidente da República no mês seguinte, ampliando os direitos dos cidadãos com idade acima de 60 anos.…
Donativos

Donativos  

Donativos em todo Mundo Ajude a manter nossos Programas sociais de Capoterapia de apoio ao idoso, fazendo sua doação de qualquer parte do mundo. Assim você estará colaborando com o Instituto Ladainha, e Associação Brasileira de Capoterapia, a manter gratuitamente seus Programas Sociais de Assistência ao Idoso. Os Donativos, podem ser realizados através de depósito, transferência bancaria  no Banco do Brasil, ou em pagamentos eletrônicos pelo Pagseguro (Boleto bancár…
Edital de Capoterapia para Prefeituras

Edital de Capoterapia para Prefeituras  

  Capoterapia abre edital para às Prefeituras de todo Brasil! Instituto Brasileiro de Capoterapia (IBC) abre edital público para o provimento de vagas nas Prefeituras Municipais de todo o Brasil com o intuito de que se inscrevam através de chamada pública e o pré-selecionamento de candidatos interessados em fazer o curso de Capoterapia, Nível Um, Módulo I.…
Estudo da Capoterapia

Estudo da Capoterapia 

Futuro Méidcos Estadam Idosos Futuros Médicos Estudam Idososo em Brasília. - Grupo de alunos de medicina realiza estudo para identificar o efeito da prática da capoterapia sobre a saúde física e mental de uma pessoa idosa e as mudanças benéficas em seu estilo de vida. A pesquisa feita junto a usuários da modalidade nos postos de saúde da rede pública do DF, nos anos de 2010 e 2011. Encontra-se agora disponível para consulta de todos no Portal Capoterapia.…
Estudo dos Aspectos da Capoterapia

Estudo dos Aspectos da Capoterapia 

Capoterapia, MSPREFEITURA ESTUDA  CAPOTERAPIA  Pesquisa realizada na cidade de Dourados-MS, revela mais uma vez a importância da Capoterapia na vida do idoso que pratica essa atividade como instrumento de atividade física e psicossocial, também como a relevância do estado de promover as politicas sociais de atendimento a saúde do idoso, como previsto em Lei (Estatuto do Idosos)…
Parceria com o governo de Brasília

Parceria com o governo de Brasília  

Parceria governo de Brasilia O Projeto Socioeducando propõe atividades de Capoterapia, Roda de Conversas e sessões de Terapia Comunitária em ações de formação e sensibilização para colaborar com o processo de formação integral dos adolescentes, jovens em cumprimento de medidas socioeducativas do Distrito Federal. E, tem em seus objetivos: Colaborar na formação integral e na emancipação dos jovens em cumprimento de medidas socioeducativas no Distrito Federal; Construir…
Prefeitura de SJP - Paraná

Prefeitura de SJP - Paraná 

PREFEITURA DE SJP INVESTE EM AÇÕES SOCIAIS PARA O IDOSOS número de idosos no Brasil tem aumentado gradativamente. Em São José dos Pinhais, por exemplo, residem cerca de 12 mil pessoas com mais de 65 anos - ou 5% da população. Com objetivo de preservar a saúde física e mental desse público, a Prefeitura Municipal desenvolve diversos projetos, programas e ações. O Programa Maturidade Ativa, por exemplo, existe há nove anos e foi implantado…
Prevenção Medica

Prevenção Medica 

Prevenção a saúdeOs médicos garantem que a prevenção na saúde o idoso, ainda é o melhor remédio. O modelo de saúde adotado atualmente não é adequado para atender às demandas que surgem com o envelhecimento da população, opina o médico Renato Veras, doutor em Epidemiologia do Envelhecimento pela London University. …
Saúde e Bem Estar na Terceira Idade

Saúde e Bem Estar na Terceira Idade  

Saúde na Terceira Idade Velhice: A Fase da Melhor Idade Em nossa sociedade há um medo generalizado de envelhecer, isso é perceptível pela busca incessante de um padrão de beleza jovem. Mas de nada adianta fazer dezenas de cirurgias plásticas se a fonte da juventude está no interior de cada um. Pois manter a saúde física e mental é o segredo para fazer da velhice a fase da melhor idade.…

Teste1

Melhorar a saúde e diminuir níveis de dependência química e utilização de substâncias psicoativas;

Colaborar com o acolhimento e integração das famílias com o Sistema Socioeducativo;

Criar de um espaço de partilha de experiências de vida e construção de redes solidárias;

Contribuir com a qualidade de vida e resgate da autoestima das famílias e os Socioeducandos;

Tratar questões sensíveis que potencializem a formação de vínculos interfamiliares;

O Projeto apresenta a meta de atendimento de 1.100 adolescentes e 1.500 familiares, em todas as unidades do Sistema Socioeducativo do Distrito Federal, tangendo as unidades de internação de semiliberdade e de liberdade assistida, instaladas em quase toda região do DF.

Capoterapia


A Capoterapia é uma modalidade sócio integrativa, adaptável a todo perfil e necessidade de público. Suas dinâmicas são flexíveis e pode pedagogicamente ser alinhada a realidade e demanda específica da comunidade. Desde sua criação há 20 anos já atuou em múltiplas faixas-etárias milhares de vezes, de forma voluntária.

A Capoterapia é uma terapia que utiliza elementos da musicalidade da capoeira adaptada como já dito para pessoas de todas as idades, sedentários, pessoas portadoras de necessidades especiais, respeitando a condição física, as potencialidades, os limites e as características psicológicas e individuais de cada um.

Roda de Conversa

 

A Roda de Conversa tem como objetivo sensibilizar e informar os adolescentes, apresentando novos horizontes e possibilidades que visem diminuir a taxa de reincidência, bem como o consumo de substâncias psicoativas e a dependência química. A ação é realizada de forma atrativa com uma linguagem adequada e conduzida por um egresso com experiência no sistema socioeducativo. A Roda de Conversa é dividida em 3 (três) encontros com dinâmicas diferentes. Pretende-se alcançar a restauração da confiança no futuro e dos valores éticos que foram perdidos través dos tempos em sua vida de entrega aos delitos e infrações, cometidas muitas vezes pela falta de estrutura educacional, familiar, social pela falta de acesso aos Direitos assegurados a cada adolescente à partir da Constituição Federal de 1988 e consolidada pelo ECA.

Terapia Comunitária

 

Define-se como uma abordagem centrada na saúde, nas possibilidades e não nas dificuldades, tendo a competência de cada pessoa e de cada sistema como as alavancadas para a mudança na qualidade de vida. Apresenta-se como uma abordagem efetiva e promissora para a imensa demanda por serviços de atenção e cuidados. Alguns dos pressupostos TCI são:

- Ir além do unitário para atingir o comunitário;

- Sair da dependência das relações para a horizontalidade;

- Desconstruir a atitude de descrença para ressaltar o potencial e a crença de cada um e da comunidade;

- Romper com o clientelismo para chegar a autonomia;

- Promover a consciência critica e a cidadania.

A citada terapia comunitária, não é voltada para a comunidade juvenil, mas para a Qualificação dos profissionais servidores envolvidos no sistema público no atendimento desses jovens.