Capoterapia Qualidade de VidaAproximando Gerações!

O QUE É CAPOTERAPIA

 

Capoterapia é uma disciplina pedagógico-terapêutica, relacionada a movimentos corporais coreográficos e rítmicos com o uso de instrumentos de percussão advindos da Capoeira, associada às cantigas culturais regionais, sendo essa uma das poucas conexões com a capoeira.

Ela manifesta o aspecto lúdico e artístico-cultural, criando uma sinergia de conexão com a memória afetiva, levando melhorias no equilíbrio, concentração e coordenação motora.

Ainda a Capoterapia facilita o fluxo de energia e estimula a produção de hormônios, proporcionando mais disposição física, mental e emocional, bem como bem-estar pessoal e social.

Praticantes jovens, adultos, idosos e pessoas com necessidades especiais podem praticá-la.

As sessões de Capoterapia são acompanhadas de músicas, palmas e movimentos ritmados, onde os praticantes, coordenados pelo Capoterapeuta (instrutor) qualificado e autorizado (instrutor) criam um ambiente descontraído e motivador do movimento numa atmosfera lúdica.

Importância da Atividade Física

A prática da atividade física regular, gera aumento da produção de homônimos (substância própria do nosso corpo) que reduz o efeito analgésico, excitante e tranquilizante estimulando sempre a constante prática do exercício. Diferente dos outros esportes anaeróbicos, além da hipertrofia muscular, associado a isso, a prática da capoterapia aumenta a flexibilidade e alongamento da musculatura, trazendo agilidade ao praticante.

Benefícios estes que colabora com o sistema público de saúde, diminuindo as filas nas unidades de saúde, e espaços privados ou particulares o consumo de medicamentos, porque os idosos passam a ter mais qualidade de vida.

História da Capoterapia

O mestre Gilvan deu início à Capoterapia inicialmente em 1998, através do Projeto “Capoeira para Todos”, adaptando os movimentos da modalidade esportiva e musical (capoeira) às necessidades das pessoas que geralmente não tinham o hábito de praticar atividades físicas, tornando-a o que é hoje.

Finalidade da Capoterapia

Capoterapia é uma terapia corporal que manifesta o lúdico e o artístico-cultural, criando uma sinergia de conexão com a memória afetiva do praticante maduro, promovendo o equilíbrio, concentração, coordenação motora e produção de substancia química do corpo de bem-estar.

Marca Capoetarpia

Capoterapia é uma  marca de propriedade privada e de direito  exclusivo, registrada junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) brasileiro, na conformidade   da Lei 9.279, de 14 de maio de 1996. Não é permitido seu uso sem autorização.

Proposta Pedagógica

Capoterapia tem como princípios básicos de suas metodologias os movimentos, símbolos e elementos da musicalidade advindo da capoeira, assim como ritmos e cantigas populares, com o objetivo de resgatar a memória afetiva que remete à infância e às influências populares regionais do Brasil.

Onde Praticar Capoterapia

Estamos presentes em todas as regiões do Brasil, são diversos estados e municípios. Alguns estados da federação apresentam uma presença maior de núcleos de Capoterapia, como é o caso do Distrito Federal, São Paulo e Piauí. Você pode encontrar esses núcleos no menu "núcleos de Capoterapia". 

Capoterapia Educativa

A Capoterapia se apresenta  em dois pilares de instruções: I)  Transferência técnica na qualificação de profissionais para capacitar Capoterapeuta,  conhecimento e domínio técnico. II) Treinamento para usuários. É considerado usuário todo aquele praticante inscrito e regular das aulas de atividades.