PropostaPedagógica da Capoterapia
Nova descrição do que seja a Capoterapia e seu modelo de ação pedagógica
A Capoterapia é uma disciplina pedagógico-terapêutica, relacionada a movimentos corporais coreográficos e rítmicos com o uso de instrumentos de percussão advindos da Capoeira, associada às cantigas culturais regionais.
Ela manifesta o aspecto lúdico e artístico cultural, criando uma sinergia de conexão com a memória afetiva, levando a melhorias no equilíbrio, concentração e coordenação motora. Além disso, a Capoterapia facilita o fluxo de energia e estimula a produção de hormônios, proporcionando mais disposição física, mental e emocional, bem como bem-estar pessoal e social.
A prática da Capoterapia está conectada às terapias integrativas complementares e destina-se a pessoas de todas as idades, principalmente à terceira idade, sedentários e pessoas com necessidades especiais. Ela respeita a condição física, as potencialidades, os limites e as características psicológicas e individuais de cada praticante.
O processo de ensino-aprendizagem da Capoterapia é de natureza livre, em conformidade com a Lei nº 9.394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Decreto nº. 5.154/04 e a Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97), que dispõem sobre cursos "Livres", não necessitando de prévia autorização para funcionamento nem de posterior reconhecimento do Conselho de Educação do Ministério da Educação/MEC do Brasil.
A Capoterapia baseia-se em dois pilares de instruções:
I - A transferência técnica na qualificação de profissionais para capacitá-los como Capoterapeutas em múltiplos estágios do conhecimento e do domínio técnico.
II - A instrução de treinamento para usuários. É considerado usuário todo aquele praticante inscrito que participa regularmente de aulas de atividades físicas de Capoterapia.
Seu processo de ensino de qualificação profissional destina-se a pessoas a partir de 18 anos de idade interessadas em se tornar profissionais educadores em Capoterapia.
Seu conjunto de ação pedagógica é formado por 5 módulos distintos. Cada módulo é composto por seus respectivos níveis de preparação técnica instrutiva, formado por conhecimentos teóricos e práticos. Em sua fase básica do módulo I, o treinando recebe a abordagem da história e conceito da modalidade Capoterapia, assuntos de práticas de atividades físicas, cuidados, dinâmicas lúdicas, resgate da memória afetiva cultural através da música do folclore brasileiro que remete à infância, juventude e de outras influências populares regionais oriundas de outras nacionalidades.
Ainda em referência ao treinando em Capoterapia do módulo I do primeiro nível, é ensinado e/ou treinado com carga horária equivalente a 120 horas, em caráter à distância através dos meios digitais.
O perfil de público ao qual o treinamento da Capoterapia se propõe é indicado para pessoas que desejam conhecer a prática da Capoterapia, de todos os níveis de informação, formação e atuação. Dentre estes, destacam-se alguns: capoeiristas, educadores físicos, pedagogos, profissionais da saúde como psicólogos, terapeutas ocupacionais ou holísticos, e monitores de recreação, entre outros.
Esses profissionais treinados e qualificados podem atuar em diversas áreas, como por exemplo: Capoterapia em grupos/organizações sociais, academias, empresas, spas, faculdades, unidades de saúde, CCI, Cras, Creas, empresas comerciais, igrejas, universidades, condomínios, asilos, escolas, ou exercendo a função como autônomos, entre outros.
Resumo da ementa dos módulos iniciais do curso de Capoterapia:
- História da Capoterapia, sua fundamentação baseada nos princípios básicos de se linha de ação pedagógica;
- Importância e cuidados da atividade esportiva e lúdica para um praticante iniciante com restrições motoras;
- Importância do ritmo e da musicalidade e movimentos corporais, num contexto de atenção e cuidados para pessoas sem hábito de atividades físicas, e sua função motivadora na melhora da autoestima;
- A convivência do indivíduo no grupo de atividades, socialização, valorização da vida e cidadania;
- Anamnese (reconhecimento das limitações e necessidades de cada usuário praticante), e direcionar as atividades mais adequadas ao seu quadro para um melhor aproveitamento;
- Conhecimento e práticas de atividades físicas mais indicadas para cada perfil da clientela a ser ou em atendimento;
- Dinâmicas, cantos e brincadeiras;
- Ações de atividades externas e divulgação para dar publicidade ao projeto;
- O papel e importância dos governos e seus sistemas públicos envolvidos no contexto do projeto;
- Eventos sociais de valorização da Melhor Idade (quando for o caso);
- Dentre outras abordagens.
Conclusão:
O resumo da ementa dos módulos iniciais do curso de Capoterapia engloba diferentes aspectos relacionados à prática da Capoterapia disciplina pedagógico-terapêutica, é destacada a importância da base histórica e da fundamentação nos princípios dessa modalidade, bem como a adaptação das atividades para iniciantes com restrições motoras. Além disso, é ressaltada a relevância do ritmo e da musicalidade na Capoterapia, que promove melhorias na autoestima. A convivência em grupo, a socialização e a valorização da vida e da cidadania também são abordadas. A anamnese é citada como uma forma de direcionar as atividades de acordo com as necessidades de cada praticante. O conhecimento de atividades físicas indicadas para cada perfil de cliente e dinâmicas, cantos e brincadeiras também fazem parte do curso. Ações externas e a divulgação do projeto são mencionadas, assim como o envolvimento dos governos e seus sistemas públicos. Por fim, são destacados os eventos sociais voltados para a valorização da Melhor Idade. Com isso, o curso de Capoterapia oferece uma gama de abordagens e conhecimentos para aqueles que desejam utilizar a Capoterapia como uma atividade profissional.