FAQ comoTornar-se Capoterapeuta
Tire suas dúvidas de como ser um Capoterapeuta
Resposta: Capoterapeuta é o termo utilizado para descrever o profissional treinado e habilitado para ministrar aulas de Capoterapia. O Capoterapeuta é responsável por guiar e orientar os praticantes durante as sessões, visando melhorar a condição física, a coordenação motora, a flexibilidade e o equilíbrio, além de proporcionar uma experiência de relaxamento bem-estar e conexão com o próprio corpo.
Resposta: Qualquer pessoa maior de 18 anos que tenha no mínimo o ensino médio do Brasil, ou equivalente em caso de estrangeiro, que não tenha nenhuma condenação criminal ou inquérito por porte ou venda de substância entorpecente ilícita, racismo ou semitismo. É obrigatório passar pelos treinamentos dos cursos e respectivos módulos.
Resposta: Sim. O processo de ensino-aprendizagem da Capoterapia está em conformidade com a Lei nº 9.394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Decreto nº. 5.154/04 e a Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97). Essas normas dispõem sobre cursos "livres", que não necessitam de prévia autorização para funcionamento nem de posterior reconhecimento do Conselho de Educação do Ministério da Educação/MEC do Brasil ou qualquer outro órgão afim.
Resposta: O treinando se torna um Capoterapeuta credenciado a partir da conclusão do módulo I, passando por todas as etapas, incluindo aulas teóricas, práticas, estágios supervisionados e fases complementares como palestras, workshops, seminários, simpósios, entre outros. Além disso, é necessário passar por treinamento periódico de primeiros socorros. Após a conclusão, é emitida uma carteirinha de licença. Apenas o IBC - Instituto Brasileiro de Capoterapia é autorizado a credenciar um Capoterapeuta, nenhum outra organização ou pessoa tem essa permissão.
Resposta: O Capoterapeuta deve se apresentar devidamente uniformizado de forma padrão, usando calça e camiseta padronizadas, além de outros agasalhos quando necessário. A camiseta precisa ter o número da licença impresso de forma visível para os alunos e público. É proibido misturar vestuário de outra modalidade durante as atividades de Capoterapia. Também é vedado fazer propaganda ou publicidade de qualquer natureza política partidária no ambiente e durante as atividades de Capoterapia.
Resposta: Depende. Quando o curso é disponibilizado através de convênio público ou parceria financiada por prefeitura municipal, é inteiramente gratuito, respeitando os critérios e limites de abrangência geográfica para as inscrições. Caso contrário, o curso é pago pelo próprio aluno inscrito, a menos que haja alguma ação promocional específica do Instituto IBC.
Resposta: Não. As dinâmicas são restritas ao nível de qualificação de cada Capoterapeuta. Ou seja, um Capoterapeuta do nível/módulo I só pode aplicar as dinâmicas ensinadas durante esse módulo. Um Capoterapeuta do nível/módulo II pode aplicar as dinâmicas aprendidas nos módulos I e II, e assim sucessivamente. A cada novo nível, são adicionadas as dinâmicas aprendidas daquele módulo aos anteriores.