História da Capoterapia Nascimento & Trajetória
A Capoterapia nasceu do Projeto Capoeira para Terceira Idade em 1998, através do Projeto “Capoeira para Todos”, adaptando-se os movimentos da modalidade esportiva e musical (capoeira) para a Capoterapia.
É a Capoterapia uma prática corporal natural inserida no contexto das terapias naturais integrativas, inspirada nos elementos lúdicos da música da capoeira, em elementos de instrumentos de percussão, ritmos, linguagens de ressonâncias cognitivas da musicalidade e gestualidade das manifestações artísticas e culturais, para pessoas de todas as idades, sobretudo da melhor idade, sedentários, pessoas portadoras de necessidades especiais (PNE), respeitando a condição física, as potencialidades, os limites e as características psicológicas e individuais de cada usuário praticante.
Desenvolveu-se um programa de treinamento de resistência aeróbica e anaeróbica baseado na capoeira adaptada inicialmente para a 3ª idade planejado adequadamente para proporcionar aumentos significativos na massa muscular, na hipertrofia das fibras musculares, na densidade óssea e nos aperfeiçoamentos no desempenho relacionados à força, resistência localizada e de longa duração.
No decorrer de quase duas décadas, a modalidade passou por processos de evolução, sendo hoje a Capoterapia podendo ser praticada por pessoas de todas as idades e faixas etárias, desde que sejam respeitados os limites físicos e psicológicos de cada indivíduo.
Com o sedentarismo e as doenças cardiovasculares e respiratórias sendo as principais causas de mortalidade entre os idosos, é essencial que sejam adotadas práticas regulares de exercícios físicos, orientadas por profissionais qualificados. Além de prevenirem e auxiliarem no tratamento de doenças como arteriosclerose e artrite, a prática de atividades físicas pode proporcionar bem-estar e ajudar a combater o isolamento social, tão comum nessa fase da vida.
As sessões de Capoterapia são acompanhadas de músicas, palmas e movimentos ritmados, onde os praticantes, coordenados pelo instrutor (Capoterapeuta), criam um ambiente descontraído e motivador do movimento. Os exercícios de grandes grupos musculares são normalmente colocados no início da sessão de treinamento. Isto reduz a fadiga e permite exercícios com mais intensidade ou mais repetições nos grandes grupos musculares. Os benefícios observados são o aumento da força muscular, resistências aeróbicas e anaeróbicas, flexibilidade, mais energia e melhora da auto-imagem e autoconfiança.
Enfim, hoje em dia, a Capoterapia é praticada em todas as regiões do Brasil. Em quase todos os estados do país, em algum município, existe um núcleo de práticas da Capoterapia. Essas atividades são gratuitas. Verifique neste website o link "Onde praticar Capoterapia" ou utilize a busca.