Featured

Capoterapia e saúde: uma abordagem integrativa

No último sábado, dia 20 de janeiro, o Núcleo de Assistência Estudantil (NAE) do Centro de Saúde, Higiene e Nutrição da Universidade Federal do Piauí (CSHNB/UFPI) realizou o II Encontro Semeando Cuidado, com o tema "A Capoterapia como prática de cuidado para a promoção do bem-estar". O evento foi uma das ações alusivas à Campanha Janeiro Branco, que tem como objetivo promover a saúde mental e o bem-estar em parceria com a Capoterapia no estado do Piuaí na cidade de Picos.

O encontro foi facilitado pelo psicólogo e professor Paulo César, que apresentou uma breve introdução sobre a Capoterapia, uma prática integrativa que combina movimentos corporais, música, dança e expressão artística. A Capoterapia é uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento da saúde física, mental e emocional.

Na sequência, o evento contou com a participação do Grupo da Melhor Idade do SCFV de Campinas do Piauí, que apresentou uma vivência de Capoterapia. As participantes do grupo relataram como a prática tem contribuído para o seu bem-estar, melhorando a sua qualidade de vida.

Também participaram do evento estudantes e moradores da Residência Universitária e estudantes do curso de Medicina do CSHNB/UFPI. Todos os participantes se mostraram animados e interessados pela Capoterapia.

O evento foi um sucesso e contribuiu para a disseminação da Capoterapia como uma prática integrativa que promove o bem-estar.

Depoimentos

Érika Cruz, secretária do Grupo da Melhor Idade do SCFV de Campinas do Piauí, relatou como a Capoterapia tem contribuído para o seu bem-estar:

"A Capoterapia é uma prática maravilhosa que tem me trazido muitos benefícios. Ela me ajuda a me movimentar, a me expressar e a me conectar com as outras pessoas. Com a Capoterapia, eu me sinto mais disposta, mais feliz e mais animada."

Dona Ana, participante do Grupo da Melhor Idade, também falou sobre os benefícios da Capoterapia:

"A Capoterapia é uma atividade muito importante para a nossa saúde. Ela nos ajuda a manter o corpo em movimento, a melhorar a nossa disposição e a nos sentirmos mais felizes."

Dona Cristina, outra participante do grupo, completou:

"A Capoterapia é uma prática que nos traz alegria e nos ajuda a viver melhor."

Conclusão

O II Encontro Semeando Cuidado foi um evento importante para a promoção da saúde mental e do bem-estar. A participação do Grupo da Melhor Idade do SCFV de Campinas do Piauí foi fundamental para mostrar os benefícios da Capoterapia para pessoas de todas as idades.

A Capoterapia é uma prática integrativa que pode ser uma importante aliada para a promoção da saúde e do bem-estar.

 

Fonte: Prof. Cláudio Eufrásio – Capoterapeuta

Evento da Universidade Federal do Piauí na cidade de Picos – PI 01/2024